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    PPGPM

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    LUIZ HENRIQUE DA SILVA ALEXANDRE

    Título do trabalho: Gravação e Produção Musical na sala de aula: desafios e possibilidades

    Defesa: 28/11/2024

    Artigo: Gravação e Produção Musical na sala de aula: desafios e possibilidades

    Resumo: O presente trabalho faz parte de um projeto de mestrado profissional que trata da realização de processos de gravação e de produção musical no contexto da Educação Musical infantil, como ferramenta enriquecedora no âmbito educacional. Se refere à gravação de canções criadas ou preparadas para serem utilizadas no contexto da Educação Musical. Trata também das experiências do autor com as duas áreas supracitadas, além de detalhes da gravação e produção de alguns trabalhos em que essa confluência ocorreu. Está incluída também a produção de um livro-álbum musical, com oito canções produzidas dentro do contexto da Educação Musical infantil, incluindo a gravação, disponibilizada através de um link e também QR Code para endereço online, a partitura e uma atividade sugerida para aulas de música. Algumas dessas atividades foram enviadas por outros educadores musicais, o que amplia as possibilidades e as diferentes visões sobre a utilização das gravações, enriquecendo a interação e a contribuição que o trabalho pode gerar.

    Palavras-chave: Educação Musical - Produção Musical - Gravação e Produção Musical - Música e educação - Produção Musical Infantil.

    Outros produtos:

    Artigo XXVI Congresso Nacional da ABEM

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    EDUARDO PIO MEIRELLES DE OLIVEIRA

    Título do trabalho: Cancionando: composição de 07 canções infantis baseadas nos modelos de compatibilização de melodia e letra extraídos da obra de Luiz Tatit

    Defesa: 30/08/2024

    Artigo: Cancionando: composição de 07 canções infantis baseadas nos modelos de compatibilização de melodia e letra extraídos da obra de Luiz Tatit

    Resumo: O artigo apresenta a descrição de duas canções infantis confeccionadas para o álbum Na escola, fruto do projeto artístico do projeto de mestrado profissional em Práticas Musicais da UEMG. A criação utilizou modelos de compatibilização de melodia e letra extraídos das análises de canções brasileiras realizadas por Luiz Tatit em vários textos e entrevistas sobre a semiótica da canção. Pretende-se mostrar a aplicabilidade dos modelos na prática composicional de canções infantis.

    Palavras-chave: Criação de canção infantil. Compatibilização de melodia e letra. Luiz Tatit.

    Outros produtos:

    Álbum Na escola

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    THELMA CRISTINA NASCIMENTO DE SOUSA LANDER

    Título do trabalho: Apontamentos de uma pianista colaboradora: um guia de abordagem técnico-interpretativa para a Sonata para contrabaixo e piano de Hindemith e a Rhapsodie para clarinete e piano de Debussy

    Defesa: 26/02/2024

    Artigo: Apontamentos de uma pianista colaboradora: um guia de abordagem técnico-interpretativa para a Sonata para contrabaixo e piano de Hindemith

    Resumo: A motivação desta pesquisa foi a constatação da ausência de um sistema formal de ensino para a colaboração pianística no Brasil e o desejo de contribuir com um material pedagógico destinado à nova geração de pianistas. Este artigo apresenta uma interpretação comentada da Sonata para contrabaixo e piano de Paul Hindemith, contendo notas sobre a performance, dicas sobre possíveis recursos técnicos e sugestões de como estudar determinados trechos para se alcançar o resultado desejado, além de informações analíticas e contextuais sobre a obra. O artigo tem como principal metodologia a autoetnografia, uma pesquisa qualitativa, na qual a pesquisadora se utiliza de narrativas pessoais e reflexões subjetivas como meio de investigação e fonte de conclusões de seu estudo. Traça-se, ainda, um memorial da experiência da autora enquanto pianista colaboradora, atividade que, em última análise, credencia a musicista para as decisões interpretativas desenvolvidas. Além disso, apresenta uma seção dedicada a compreender as especificidades de emissão sonora de outros instrumentos, reconhecendo que esse tipo de conhecimento proporciona previsibilidade e eficiência ao trabalho do pianista colaborador. O artigo se propõe não apenas a auxiliar pianistas em formação, mas também oferece subsídios valiosos para o aprimoramento da performance e interpretação musical.

    Palavras-chave: Piano. Colaboração pianística. Práticas interpretativas. Contrabaixo.

    Outros produtos:

    Gravação da Sonata para contrabaixo e piano de Hindemith

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    ISAQUE EDSON MACEDO

    Título do trabalho: Propostas para o ensino remoto da tuba e do eufônio no Centro de Formação Artística e tecnológica da Fundação Clóvis Salgado – CEFART

    Defesa: 25/07/2024

    Artigo: Propostas para o ensino remoto da tuba e do eufônio no Centro de Formação Artística e tecnológica da Fundação Clóvis Salgado – CEFART

    Resumo: O presente trabalho visa analisar e desenvolver tecnologias aplicadas ao ensino remoto – EAD da tuba e do eufônio, como apoio ao processo de formação dos alunos do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, através de um estudo direcionado ao Projeto Pedagógico da instituição. A proposta contempla um sistema híbrido com aulas remotas e avaliações presenciais, voltado principalmente aos alunos das bandas de música impossibilitados de comparecer às aulas presenciais da instituição.

    Palavras-chave: Ensino Remoto – EAD da Tuba e Eufônio, Performance, Centro de Formação Artística de Belo Horizonte.

    Outros produtos:

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    FRANCISCO ALVES DE SOUZA

    Título do trabalho: Ensino coletivo de cordas graves no NEOJIBA: música brasileira para o desenvolvimento técnico e musical

    Defesa: 15/12/2023

    Artigo: Ensino coletivo de cordas graves no NEOJIBA: música brasileira para o desenvolvimento técnico e musical

    Resumo: A pedagogia do ensino coletivo de cordas graves para jovens e adultos em fase de formação é desafiadora, especialmente quanto aos aspectos técnico-musicais. Esta pesquisa de mestrado profisssional é contextualizada nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), tendo como objetivo contribuir com uma melhor pedagogia para o grupo de cordas graves, violoncelo e contrabaixo, criando um repertório de música brasileira específico para essa formação. A metodologia é qualitativa, investigando aspectos técnico-musicais das obras escolhidas e arranjadas para um grupo com oito integrantes. As atividades pedagógicas exploraram melodias e solos desenvolvidos a partir das seguintes unidades de análise: afinação, leitura melódica e rítmica, agógica e dinâmicas. A coleta de dados foi realizada entre agosto de 2022 a junho de 2023. Como resultado, criou-se um site contendo seis arranjos de música brasileira, suas gravações e uma tabela pedagógica com matriz estruturada em conteúdos musicais, habilidades e estratégias técnicas para valorizar o desenvolvimento dos integrantes.

    Palavras-chave: NEOJIBA; Contrabaixo; Violoncelo; Cordas Graves; Ensino coletivo; Música Brasileira.

    Outros produtos:

    Site Cordas Graves - NEOJIBA

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    FÁBIO RAMOS

    Título do trabalho: Elaboração de um método de violão para crianças: Fabricando Sons com o violão

    Defesa: 08/12/2023

    Artigo: Elaboração de um método de violão para crianças: Fabricando Sons com o violão

    Resumo: Este texto propõe relatar os processos de elaboração de um método de ensino de violão para crianças com idades entre 05 a 11 anos em concordância com as tecnologias atuais. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica do que já se tem publicado no mercado brasileiro e foi constatado uma produção inferior à demanda de materiais didáticos para atender professores que trabalham com essa faixa etária. A partir dessa constatação, o foco do trabalho foi o processo de construção do material objetivado que se deu considerando a bagagem do profissional criador em comunhão com as técnicas pedagógicas já existentes. Como resultado, foi criado um produto capaz de oferecer a iniciação de um desenvolvimento de habilidades técnicas e musicais fundamentais para se tocar violão, substituindo os elementos tradicionais da escrita formal por outros que já fazem parte do cotidiano do público infantil que está tendo o seu primeiro contato com a música. Entres os diferenciais do material, destaca-se a versatilidade de ser consumido em variados formatos de aula e suas possibilidades de comercialização que buscam atender as necessidades tecnológicas da época atual. Como conclusão, através de uma descrição das primeiras impressões de utilização do método, observou-se uma aceitação positiva por parte dos alunos e professores que tiveram contato com o conteúdo construído, demonstrando o seu potencial de impacto no mercado da educação musical.

    Palavras-chave: Pedagogia do instrumento; Método de violão para crianças; Ensino de violão para crianças; Violão; Ensino de violão online; Educação musical.

    Outros produtos:

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    MARX MARREIRO

    Título do trabalho: Segredos do método “Sanfona Sem Segredos”: Uma abordagem metodológica brasileira de iniciação ao acordeom

    Defesa: 28/09/2023

    Artigo: Segredos do método “Sanfona Sem Segredos”: Uma abordagem metodológica brasileira de iniciação ao acordeom

    Resumo: O presente artigo descreve as bases teóricas e os processos de elaboração do livro: “Sanfona Sem Segredos – Do Zero à primeira música”. O texto traz questionamentos a respeito do ensino do acordeom dentro dos contextos da música popular brasileira, analisando como são construídos os múltiplos processos de ensino e aprendizagem desse instrumento no Brasil. Após a análise de alguns dos métodos mais utilizados para o ensino do acordeom no Brasil, o autor sugere uma adequação dessas metodologias ao repertório popular do instrumento, trazendo assim o conceito de significação musical e cultural para dentro do material didático e do processo de aprendizagem. O resultado dessa pesquisa e discussão é um livro contendo uma série de músicas didáticas que iniciam o aluno ao universo do acordeom desde a história do instrumento, funcionamento da sua mecânica, as nomenclaturas mais utilizadas, até as suas primeiras músicas.

    Palavras-chave: Sanfona; Acordeom; Método; Música Brasileira; Pedagogia do Instrumento.

    Outros produtos:

    Livro Sanfona sem segredos, disponível para compra em http://www.sanfonasemsegredos.com.br/

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    CÉSAR OLINTO BARACHO

    Título do trabalho: Mídias Sonoras: acompanhamentos em MIDI e áudio da Fantasia e Concerto para saxofone de Renato Goulart e Douglas Braga

    Defesa: 27/09/2023

    Artigo: A influência do uso de mídias sonoras como ferramenta de auxílio na preparação de uma performance musical

    Resumo: O artigo aborda o uso de mídias sonoras, playback, como ferramenta auxiliar ao estudo do instrumento musical. É apresentado um artigo que compara formas de estudo com aplicação de diferentes tipos de acompanhamentos musicais. Em seguida um experimento realizado pelo autor, busca reafirmar a metodologia proposta pelo artigo. Finalizando é realizada uma comparação entre os dois processos, obtendo alguns conhecimentos que podem ser importantes para o desenvolvimento e aplicação de mídias no estudo da música.

    Palavras-Chave: playback, performance, estudo do instrumento.

    Outros produtos:

    Site Mídias Sonoras

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    ADELSON DE SOUZA BRITO FILHO

    Título do trabalho: Sonatina em Ré maior para flauta e piano de Radamés Gnattali: estudo dos aspectos histórico-sociais, estruturais e caminhos interpretativos

    Defesa: 26/09/2023

    Artigo: Sonatina em Ré maior para flauta e piano de Radamés Gnattali: estudo dos aspectos histórico-sociais, estruturais e caminhos interpretativos

    Resumo: Este artigo apresenta uma análise dos aspectos histórico-sociais, estruturais e caminhos interpretativos para a Sonatina em Ré maior de Radamés Gnattali. A pesquisa buscou investigar de que maneiras a análise musical, o estudo biográfico sobre o compositor, o levantamento dos contextos histórico e social relacionados à composição da Sonatina podem contribuir para interpretações fundamentadas da referida obra. A pesquisa consta de um estudo biográfico sobre o autor com ênfase no contexto histórico-social da época, uma breve análise estrutural e harmônica da obra, além de entrevistas semiestruturadas com flautistas renomados que tocaram e/ou gravaram a Sonatina. Os resultados apresentados podem auxiliar os flautistas e demais interessados em adquirir um conhecimento mais amplo sobre o compositor e sua obra, auxiliando na tomada de decisões interpretativas.

    Palavras-chave: Sonatina em Ré maior para flauta e piano. Flauta Transversal. Música brasileira para flauta transversal. Radamés Gnattali. Performance Musical.

    Outros produtos:

    Artigo na Revista Música na Educação Básica

    Artigo em Anais do VII SIMPOM

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    WÂNER NOGUEIRA SILVA

    Título do trabalho: Trios Brasileiros para piano, violino e violoncelo: contribuições da prática camerística para o desenvolvimento das habilidades do pianista

    Defesa: 25/09/2023

    Artigo: Trios Brasileiros para piano, violino e violoncelo: contribuições da prática camerística para o desenvolvimento das habilidades do pianista

    Resumo: A música de câmara é um importante meio para o desenvolvimento das competências de um pianista. Neste trabalho apontamos os benefícios e desafios da prática camerística por meio da performance de trios brasileiros para piano, violino e violoncelo, com instrumentistas de vários níveis de experiência. Certamente esse processo contribui significativamente para a literatura acadêmica sobre o tema. Além deste artigo, que documenta as conclusões e descobertas da pesquisa, o estudo resultou em outros quatro produtos: apresentações públicas dos trios com músicos de diversos níveis, gravação dessas performances, edições críticas de dois trios anteriormente disponíveis apenas como manuscritos autógrafos e criação de um diário de campo detalhando o processo de construção das interpretações.

    Palavras-chave: piano; música de câmara; trio; performance musical; benefícios; desafios.

    Outros produtos:

    Edições:
    Helza Camêu: Serestas, op.23, Trio para piano, violino e violoncelo
    Henrique Oswald: Sonatina (Piccolo Trio)

    Gravações:
    Helza Camêu: Serestas, op.23, Trio para piano, violino e violoncelo
    Henrique Oswald: Sonatina (Piccolo Trio)
    Recital de conclusão de Mestrado - Wâner Nogueira Silva

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    BRUNO CRUZ DE SOUZA MEDEIROS

    Título do trabalho: Concerto para piano, orquestra de cordas e percussão, opus 115, de Liduino Pitombeira: Elaboração de uma edição para performance com redução para piano da parte da orquestra e gravação

    Defesa: 06/09/2023

    Artigo: Concerto para piano, orquestra de cordas e percussão, opus 115, de Liduino Pitombeira: Elaboração de uma edição para performance com redução para piano da parte da orquestra e gravação

    Resumo: O artigo explica o processo de elaboração da redução para piano do Concerto para piano, orquestra de cordas e percussão opus 115 do compositor Liduino Pitombeira. Investiga as principais características estruturais e estilísticas presentes na obra supracitada, com o objetivo de que todas as informações coletadas e aprofundadas possam ajudar a criar uma compreensão maior da peça afim de clarear e fornecer ferramentas para a sua melhor interpretação.

    Palavras-chave: Liduino Pitombeira. Redução para piano. Considerações analíticas.

    Outros produtos:

    Edição

    Gravação do Concerto com orquestra
    Gravação para estudo da redução da orquestra do Concerto

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    ADONAY DAS NEVES

    Título do trabalho: O ensino-aprendizagem do violão para crianças: guia prático de atividades pedagógicas

    Defesa: 25/08/2023

    Artigo: O ensino-aprendizagem do violão para crianças: guia prático de atividades pedagógicas

    O ensino do violão para crianças da primeira infância tem sido um desafio pedagógico para professores na iniciação instrumental. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a aplicabilidade de um guia prático autoral, com atividades didáticas para crianças a partir de 3 anos de idade. Os pressupostos teóricos foram fundamentados na filosofia Suzuki e em educadores musicais como Kossler, Longay e Hallam. A metodologia foi qualitativa, de caráter avaliativo, baseada na aplicação das atividades do guia feita por dois professores para um grupo de 12 crianças com idade entre 3 a 7 anos, durante 12 aulas, observando como unidades de análise alguns aspectos ergonômicos, técnicos, lúdicos e motivacionais. Como resultados, a aplicação das atividades modificou o guia original, trazendo reflexões sobre uma efetiva aprendizagem de iniciação musical no violão para essa idade.

    Palavras-chave: Método Suzuki; Pedagogia do Violão; Educação Musical; Primeira Infância; Guia Prático.

    Outros produtos:

    Artigo em Anais do Seminário Internacional de Educação Musical Infantil

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