A revista na edição nasce no contexto da celebração dos 15 anos da Editora UEMG como uma publicação de divulgação científica, propondo uma reflexão sobre os rumos da edição acadêmica em tempos de profundas transformações nas formas de produzir e compartilhar conhecimento. A cada novo número, busca-se promover discussões sobre temas relevantes para o universo editorial e acadêmico, reunindo falas de convidados, reflexões, dicas e outros conteúdos de interesse.
CONSELHO EDITORIAL EdUEMG
Thiago Torres Costa Pereira | UEMG
Amanda Tolomelli Brescia | UEMG
Ana Elisa Ribeiro | CEFET-MG
Fuad Kyrillos Neto | UFSJ
Matheus Tymburibá Elian | UFMG
Moacir Henrique Júnior | UEMG
Ynaê Lopes dos Santos | UFF
Thiago Torres Costa Pereira
Editor-chefe
Gabriella Nair Noronha
Coordenadora administrativa e editorial
Expediente
Antônio de Andrade
Caroliny Procopio Lima
Laura Costa Machado
Revisão
Sofia Carvalho
Thales Santos
Projeto gráfico e diagramação
CONFIRA OS NÚMEROS PUBLICADOS:
ano 2, n. 1 (2026)
A partir do tema “Da tese ao livro: como pesquisas são transformadas em publicações?”, e com o objetivo de compartilhar dicas e fomentar o debate, este novo número propõe uma reflexão sobre a importância do livro acadêmico e das editoras universitárias, abordando também o processo da escrita científica e a questão do antirracismo na academia, entre outros.
ano 1, n. 0 (2024)
O número zero da revista na edição, “O futuro da edição acadêmica”, reúne textos sobre a trajetória da Editora UEMG na ocasião de seu aniversário de 15 anos. A edição também aborda o cenário de mudanças significativas no campo editorial, impulsionadas tanto pelas tecnologias digitais quanto pelas discussões em torno do acesso aberto e da acessibilidade nas publicações acadêmicas.




