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    PPGARTES

    Projetos de pesquisa

    Os projetos integradores listados abaixo são compartilhados por vários docentes da mesma linha de pesquisa (ou ocasionalmente também de linhas diferentes) e auxiliam na estruturação teórico-temática das linhas. Eles também unificam os diferentes projetos de pesquisa singulares em andamento no PPG-Artes.

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    Título do projeto: Poéticas e práticas artísticas

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artísticas

    Coordenador: Profa. Dra. Celina Lage

    Docentes envolvidos: Prof. Dr. Alexandre Rodrigues; Profa. Dra. Celina Lage; Profa. Dra. Cláudia Garcia; Prof. Dr. Daniel Pucciarelli; Profa. Dra. Juliana Mafra; Prof. Dr. Luiz Naveda; Prof. Dr. Pablo Gobira; Prof. Dr. Stanley Levi Fernandes

    Resumo: O projeto engloba pesquisas voltadas para os processos artísticos em suas dimensões poéticas e/ou práticas. Investiga os aspectos e linguagens envolvidas no fazer artístico e nas ações artísticas em suas diversas temporalidades. Para tal, o projeto recorre a diferentes metodologias, como é o caso das abordagens comparativas entre artistas, poéticas e linguagens; o acompanhamento crítico-analítico de processos artísticos e a (auto)reflexão sobre as poéticas; e a reconstrução genético-histórica das tendências estéticas.

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    Título do projeto: Sistema das artes e suas transformações

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artísticas

    Coordenador: Prof. Dr. Daniel Pucciarelli

    Docentes envolvidos: Prof. Dr. Alexandre Rodrigues; Profa. Dra. Celina Lage; Profa. Dra. Cláudia Garcia; Prof. Dr. Daniel Pucciarelli; Profa. Dra. Juliana Mafra; Prof. Dr. Pablo Gobira; Prof. Dr. Stanley Levi Fernandes

    Resumo: O projeto investiga a configuração dinâmica dos diferentes espaços, agentes e funções do sistema das artes na atualidade, com foco nos espaços expositivos, na curadoria e na crítica de arte. São questões relevantes ao projeto: o recuo da crítica de arte tradicional e a emergência da curadoria autoral; o impacto das novas mídias e tecnologias na formatação de projetos artísticos, espaços expositivos e constituição de acervos; o papel contemporâneo da teoria nas práticas artísticas e no sistema das artes; e, por fim, as modificações na identidade dos artistas (artista-pesquisador, artista-crítico, artista-curador) tendo em vista essas transformações.

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    Título do projeto:  Arte e Cidade: cenas, redes, territórios

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Coordenador: Prof. Dr. José Márcio Barros

    Docentes envolvidos: Prof. Dr. José Márcio Barros; Profa. Dra. Lúcia Campos; Prof. Dr. Loque Arcanjo; Prof. Dr. Marcelo Cunha; Profa. Dra. Marilene Oliveira Almeida; Profa. Dra. Rachel Vianna

    Resumo: Este projeto visa refletir sobre a relação das artes com a cidade, a partir de abordagens que conjugam estudos em etno/musicologia, história, antropologia, sociologia e educação. Foco será dado a estudos sobre os usos dos sons e das imagens, das músicas e Artes Visuais, a partir de redes de sociabilidade que envolvem as organizações sonoras e imagéticas em diferentes agrupamentos sociais, cenas e mundos da arte, instituições e políticas públicas, em estudos de fenômenos históricos e contemporâneos da circulação artística e da diversidade cultural. Nosso intento é dinamizar os estudos sobre música e Artes Visuais na universidade e investigar seus processos de mediação, tomando as artes como objetos que situam-se na confluência de diferentes abordagens e de diferentes disciplinas. Ao mesmo tempo, buscamos conectar esses estudos à vida da cidade e aos diversos agentes que fabricam os “mundos da arte”.

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    Título do projeto:  Ciência da arte: contribuições das ciências cognitivas, estudos sobre o movimento humano e historiografia para o campo das artes

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Coordenador: Prof. Dr. Luiz Naveda

    Docentes envolvidos: Prof. Dr. Loque Arcanjo; Prof. Dr. Luiz Naveda; Profa. Dra. Marília Nunes

    Resumo: O projeto de pesquisa que estrutura o grupo Corpuslab surge do choque entre o conhecimento científico, conhecimento artístico e formas culturais contemporâneas. As abordagens articulam a produção de conhecimento sobre arte com métodos de natureza qualitativa e quantitativa desenvolvidos nas ciências cognitivas, computação, historiografia e intermídia. Os estudos presentes no projeto estimulam a mediação entre representações de conhecimento artístico e cultural e conhecimento científico. O foco temático do grupo também está atrelado à produção de música, dança e performances dentro da perspectiva das culturas contemporâneas.

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    Título: A morte como excesso: fragmentação e multiplicação dos corposno mangá Tomie, de Junji Ito

    Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre Rodrigues da Costa

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: O objetivo deste projeto é analisar o mangá Tomie, de Junji Ito, a partir da relação entre morte e sexualidade, que o pensador francês Georges Bataille desenvolveu como excesso e desorganização. Para Bataille, o fato de existirmos é o fundamento de nossa descontinuidade. Somos descontínuos, pois a identidade e os acontecimentos que constituem a nossa vida, assim como a morte de cada um, instauram o abismo entre o ser e os outros seres ao nosso redor. Esse abismo é a própria morte, a verdadeira continuidade, “pois a morte é, para nós, a violência maior, que nos arranca da obstinação que temos em ver durar o ser descontínuo que somos” . A morte surge, assim, como negação da duração individual, como a dissolução dos limites que asseguram a embriaguez da descontinuidade. Se pensarmos na forma como Bataille relaciona o erotismo aos princípios de continuidade e de descontinuidade, perceberemos que a insuficiência exige a presença do outro, para ser preenchida e assim formar uma ilusória substância de integridade. Em Tomie, primeira obra de Junji Ito, publicada, em1987, na revista Monthly Halloween, a personagem principal, que dá título ao mangá, pode ser analisada como convergência desses princípios que Bataille explora ao longo de toda sua obra, mas mais especificamente em O erotismo, no momento em que encarna “o luxo da morte [...], encarado por nós assim como encaramos o luxo da sexualidade: inicialmente, como uma negação de nós mesmos e, depois, em súbita inversão, como a verdade profunda do movimento de que a vida é a exposição” .Em sua multiplicação desenfreada, Tomie torna-se, ao morrer, a materialização desse luxo, ao consumir não só os indivíduos à sua volta, mas os elementos de ordem que possibilitam a riqueza, nesse caso, a razão. Não é à toa, portanto, que seu paladar seja exigente, ao obrigar que lhe sirvam caviar e foiegras e lhe deem como joias diamantes, pois, nela, a morte se realiza como exuberância, prazeres do dispêndio, ao afirmar “a existência de um mundo sem razão, cujos sentidos não se ordenam” (BATAILLE, 1989, p. 137), pois Tomie opera, por meio de sua multiplicação, a indistinção da vida e da morte, levando os sujeitos a se perderem em uma espécie de labirinto de espelhos, no qual, a impossibilidade de saída, ou seja, desvendar ou possuir o enigma Tomie, não só leva a exaustão de recursos, mas ao colapso e destruição do eu.

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    Título: Carne em excesso: a construção do obsceno na obra de Sibylle Ruppert

    Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre Rodrigues da Costa

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: O objetivo deste projeto é analisar como na obra da artista alemã Sibylle Ruppert o obsceno surge a partir da representação de corpos desarticulados, resultado de uma operação de desmantelamento da anatomia. Os desenhos e as pinturas de Sibylle Ruppert oferecem possibilidades de representar o corpo humano, quando este não se ampara na mera excitação sexual por parte do espectador, mas é capaz de, ao se tornar obsceno, ter seus limites dissolvidos, de maneira que, como carne em excesso, se mescle a outros corpos e objetos. Para isso, analisamos a obra da artista a partir do conceito de heterologia e do verbete informe, ambos formulados por Georges Bataille em sua obra. Alinharemos a esses conceitos o grotesco e o erótico, para entender de que maneira, nas imagens produzidas por Sibylle Ruppert, os corpos, como formas obscena, ao entrelaçar o seu interior com o exterior que os cerca.

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    Título: Ero guro nansensu: o informe e o Ma como configurações dilaceradas na obra de Shintaro Kago.

    Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre Rodrigues da Costa

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Análise da aplicabilidade do verbete informe , que o pensador francês Georges Bataille publica em seu dicionário crítico, na revista Documents, na década 1930, à obra do mangaká Shintaro Kago, mais especificamente, às imagens que compõem seus art books, constituídos pelos livros The Art of Shintaro Kago 1, 2 e 3, Candy filled girl?s head, Panna Cotta, Aquarium, Collapsed Face Girls 1 e 2, Ghosts, Cities & Infrastructure e Shintaro Kago Art Book, para investigar de que maneira esse anti-conceito encontra similaridades com aquilo que os japoneses nomeiam como Ma , presente em boa parte de suas manifestações culturais. O roteirista e ilustrador de mangá Shintaro Kago cria também um estilo próprio tanto a partir de narrativas, nas quais o nonsense e o bizarro imperam, quanto em seus desenhos de garotas com corpos dissecados de maneiras insólitas, que lembram algumas gravuras de Andreas Versalius e Jacques Fabien Gautier d'Agoty. Nas imagens de Shintaro Kago, é possível observamos cenas de assassinato e canibalismo, cabeças dilaceradas com vários olhos, corpos fundidos com máquinas, abertos em espirais e tiras, às vezes, mesclados uns nos outros, faces cortadas em cubos, crânios rasgados por mãos, seres humanos miniaturizados e gatos habitando no interior de corpos, transformando-os, na maioria das vezes, em verdadeiros parques de diversões sangrentos. Embora o artista japonês marque como influências, no plano narrativo, o humor negro do escritor japonês Yasutaka Tsutsui e do grupo inglês Monty Python, e no gráfico, as obras de Shigeru Mizuki e Katsuhiro Otomo pela precisão gráfica na criação de paisagens, nos desenhos que compõem os seus art books, notamos o mesmo princípio de desarticulação que encontramos nas obras de Hans Bellmer . Assim como Bellmer, Shintaro Kago representa o corpo humano de forma labiríntica, ao romper com sua integralidade, por meio de uma operação de desmantelamento que se sustenta na fragmentação e na repetição, como se evidencia em seus últimos art books, Aquarium, Destroyed Face e Cities & Infrastructure.

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    Título: Ero guro nansensu: relações entre o informe e o EsteticismoHeisei na obra de Yamamoto Takato

    Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre Rodrigues da Costa

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: O movimento ero guro nansensu é uma tendênciaartística que envolve a literatura, as artes visuais e audiovisuaiscomo o mangá, a pintura, o cinema e a música. Artistas comoYamamoto Takato abraçaram essa tendência de maneira única, expressando sua leitura pessoal sobre a cultura ocidental e a deseu país, o Japão. Yamamoto Takato é um artista formado empintura que desenvolveu seu próprio estilo, o Esteticismo Heisei,a partir do Ukiyo-e Pop. Em sua obra, o sexo, o nonsense e ogrotesco, elementos constantes nas produções do ero guronansensu, são explorados na representação de corpos desdobrados e dissecados de maneiras inusitadas. Assim, em nossa pesquisa, almejamos estudar a relação entre a obra deYamamoto Takato e o anti conceito informe, verbete cunhado por Georges Bataille, a partir da fragmentação da identidade como preocupação de se repensar a anatomia humana entre a simplicidade e o exagero, de modo que a forma se constitua ao mesmo tempo como orgânica e não orgânica, direcionada à instabilidade e à insatisfação.

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    Título: Estratégias contra a censura: o erótico, o grotesco e o nonsensena obra de Toshio Saeki

    Coordenador(a): Prof. Dr. Alexandre Rodrigues da Costa

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Nosso projeto se propõe a analisar a obra do artista japonês Toshio Saeki, explorando as estratégias utilizadas porele para contornar a censura e abordar temas do folclore japonês de forma transgressora. Dessa forma, através da abordagem do ero guro nansensu, movimento ao qual o nome de Toshio Saeki é associado, investigamos como ele recriaelementos do folclore japonês em suas imagens e desafia oslimites da sociedade japonesa, ao desarticular convençõesdiscursivas por meio de imagens satíricas e irônicas. Nosso referencial teórico se constitui de textos que versam sobre sátira, erotismo, grotesco e nonsense, de autores como João AdolfoHansen, Gilbert Highet, Ruben Quintero, John R. Clark, ZivaBen-Porat, Georges Bataille, Albert Camus, Wolfgang Kaiser, Justin Edwards, Rune Graulund e Geofrey Galt Harphan. Amparamo-nos também em comparações entre a obra de Saekie as de outros artistas considerados satíricos, como KawanabeKy#333;sai, George Grosz, Tomi Ungerer e Nelson Leirner.

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    Título: As Novas Tecnologias das Artes Digitais no Contexto Atual do Sistema das Artes

    Coordenador(a): Profa. Dra. Celina Figueiredo Lage

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: O projeto pretende investigar as novas tecnologias que estão sendo empregadas pelas Artes digitais no contexto atual do sistema das Artes vigente. Serão pesquisadas as formas e as linguagens que as artes digitais se utilizam na contemporaneidade, como por exemplo, a realidade virtual nos metaversos e a tecnologia do blockchain utilizada nos NFTs, e também como as artes digitais estão se inserindo em espaços institucionais de exposições e feiras de arte. Para sua viabilização, o projeto prevê visitas técnicas a bibliotecas e espaços dedicados à arte como exposições, bienais, galerias, e feiras de arte no Brasil e no exterior. O projeto possui cunho teórico e crítico, tendo um perfil de pesquisa avançada, visto que pretende produzir conhecimento novo e original acerca de fenômenos atuais, com alto grau de complexidade, conhecimento o qual demanda pesquisadores capacitados em nível de mestrado. Para sua viabilização, o projeto prevê visitas técnicas presenciais no Brasil e no exterior, bem como pesquisa em sítios e acervos online.

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    Título: Os espaçamentos contemporâneos da arte digital

    Coordenador(a): Profa. Dra. Celina Figueiredo Lage

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: A pesquisa visa investigar como os espaços dos mundos da arte se intersectam na contemporaneidade, desde o início do séc. XXI até o período da pandemia do Covid 19, com a intenção de melhor compreender o território das novas mídias, em especial da arte digital. As definições de mundos da arte variam de autor para autor, mas podem ser consideradas basicamente em três grandes subdivisões, segundo Scrivener e Clements (2010): o mundo da arte da galeria (galerias públicas e comerciais, museus e outros espaços expositivos), o mundo da arte das novas mídias e o mundo da arte acadêmico. Segundo Graham (2010), nos últimos anos houve uma migração do campo da pesquisa para o campo do comércio e a arte digital não está mais restrita ao espaço experimental acadêmico, mas encontra meios de comercialização e exibição. As formas de interseção desses mundos e o impacto da pandemia do Covid 19 serão analisadas para melhor compreensão do sistema das artes atual. A pesquisa busca mapear como as obras de arte digitais estão inseridas em eventos de arte, a saber bienais, feiras de arte e exposições de grande e pequeno porte, e como estão sendo paulatinamente criados novos espaçamentos e adotadas novas estratégias de comercialização, como por exemplo os NFT (tokens não fungíveis), que são uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que garantem sua originalidade e exclusividade. Para atingir seus objetivos, a pesquisa se utiliza como metodologia tanto a pesquisa bibliográfica sobre o tema das novas mídias, da curadoria e do colecionismo de arte digital, quanto a visita técnica a bibliotecas especializadas, eventos artísticos e centros de pesquisa e memória. A hipótese principal a ser investigada é que a ampliação desses mundos/espaços, e as novas formas de difusão, atribuição e de comercialização configuram um cenário propício para a atividade e para o experimentalismo dos artistas, abrindo novas perspectivas para a produção e o mercado da arte.

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    Título: Paisagens Artísticas Intertemporais: A Arte e a Curadoria de Arte na Criação de Narrativas Contemporâneas

    Coordenador(a): Profa. Dra. Celina Figueiredo Lage

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: A pesquisa visa o exame de conceitos e noções ligados às artes visuais e à curadoria de arte, tendo em vista a criação de obras artísticas, espaços e narrativas tanto na antiguidade, quanto na contemporaneidade. Sob a influência do pensamento atual e das novas mídias, propõe-se repensar conceitos tais como autoria, recepção, poética, tradição, campo expandido, pós-institucionalismo, paisagem cultural, transmidiatismo e hibridismo. No plano analítico, busca-se dar conta de diferentes procedimentos adotados em obras artísticas e projetos curatoriais, em contextos e épocas diversas, a fim de melhor compreender as obras em sua intertemporalidade. Pressupõe-se que a arte e a ação curatorial na atualidade possui um campo de atuação ampliado, o que suscita novas reflexões e altera nosso entendimento sobre as obras do passado.

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    Título: Poéticas e práticas artísticas

    Coordenador(a): Profa. Dra. Celina Figueiredo Lage

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: O projeto engloba pesquisas voltadas para os processos artísticos em suas dimensões poéticas e/ou práticas. Investiga os aspectos e linguagens envolvidas no fazer artístico e nas ações artísticas em suas diversas temporalidades. Para tal, o projeto recorre a diferentes metodologias, como é o caso das abordagens comparativas entre artistas, poéticas e linguagens; o acompanhamento crítico-analítico de processos artísticos e a (auto)reflexão sobre as poéticas; e a reconstrução genético-histórica das tendências estéticas.

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    Título: Crise e destino da crítica de artes

    Coordenador(a): Prof. Dr. Daniel Oliveira Pucciarelli

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Trata-se de uma investigação sobre a situação de crise por que alegadamente passaria a crítica de artes desde meados do século XX e, dada a vigência dessa situação, sobre o conceito, o lugar e a função da crítica no mundo das artes hoje. A crise da crítica é um diagnóstico amplamente difundido no mundo contemporâneo das artes a partir de um conjunto complexo de sintomas de ordem intraestética (como o que Hal Foster chamou de "esgotamento da forma crítica como valor estético") e extraestética (como o considerável recuo da relevância e centralidade da crítica no interior do sistema das artes e na esfera pública tradicional), que parecem apontar se não para uma situação de obsolescência da crítica, ao menos para sua transformação estrutural. O objeto primário de investigação da pesquisa, portanto, são os diferentes discursos que tematizam a crise, o esgotamento, a caducidade, a falência ou a necessidade de renovação da crítica em qualquer um desses sentidos. Qual imagem da crítica se apresenta aí, como ela se reconfigura, como se supõe superá-la e eventualmente incorporá-la de forma transformada em uma nova matriz de pensamento e de prática crítica, como ela dialoga ou é substituída por outras instâncias e discursos do mundo das artes? Com isso, o projeto objetiva não apenas investigar a própria crise da crítica, mas também elaborar um amplo mapeamento do campo crítico hoje. -- Nesta primeira fase, a pesquisa se concentrará na crítica brasileira a partir da obra de críticos representativos que atuaram ou atuam no país desde meados do século XX, a saber: Mário Pedrosa, Aracy Amaral, Roberto Pontual, Walter Zanini, Frederico Morais e Rodrigo Naves. O projeto é conduzido junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG e prevê a condução de um grupo de estudos e pesquisa sobre o tema, para além de outras atividades.

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    Título: Escrever a arte contemporânea: crítica de arte na era das bienais

    Coordenador(a): Prof. Dr. Daniel Oliveira Pucciarelli

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Em função de seu caráter inaugural sob vários aspectos, a literatura especializada tende a considerar a Terceira Bienal de Havana, de 1989, como marco do início da 'era das bienais' e da emergência da 'forma-bienal' contemporânea, caracterizada por (a) um reconhecimento da arte da periferia geopolítica; (b) uma virada em direção à curadoria autoral temática; (c) a colocação de questões sociopolíticas; (d) uma ênfase na dimensão discursiva e pedagógica da produção e recepção artísticas; e (e) sua autodefinição nos termos de uma comunidade a um só tempo global e regional. Tendo em vista as modificações introduzidas em todo o sistema contemporâneo das artes pelo advento da ?era das bienais? assim compreendidas, o projeto investiga, em geral, o sentido, o conceito e os usos da crítica de arte nesse contexto. Em específico, o projeto volta-se aos expedientes críticos concretos veiculados por bienais representativas da atualidade para daí aferir o sentido e a função da crítica em seu interior. Acredita-se, assim, lançar luz não apenas sobre a crítica de arte e a bienal contemporânea, mas também sobre a formatação de todo o sistema das artes da atualidade. -- O projeto é compreendido como um desdobramento orgânico e auxiliar do projeto geral 'Crise e destino da crítica de arte' e é financiado pelo Edital FAPEMIG Nº 09/2022 - Processo APQ-03532-22.

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    Título: Sistema das artes e suas transformações

    Coordenador(a): Prof. Dr. Daniel Oliveira Pucciarelli

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: O projeto investiga a configuração dinâmica dos diferentes espaços, agentes e funções do sistema das artes na atualidade, com foco nos espaços expositivos, na curadoria e na crítica de arte. São questões relevantes ao projeto: o recuo da crítica de arte tradicional e a emergência da curadoria autoral; o impacto das novas mídias e tecnologias na formatação de projetos artísticos, espaços expositivos e constituição de acervos; o papel contemporâneo da teoria nas práticas artísticas e no sistema das artes; e, por fim, as modificações na identidade dos artistas (artista-pesquisador, artista-crítico, artista-curador) tendo em vista essas transformações.

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    Título: Análise da diversidade na experiência da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais

    Coordenador(a): Prof. Dr. Jose Marcio Pinto de Moura Barros

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: A pesquisa objetiva desenvolver um estudo sobre a aplicação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no estado deMinas Gerais, mais especificamente sobre a distribuição regional, por segmentos, por faixa etária, por gênero de beneficiados.A diversidade de atores sociais beneficiados por determinadas políticas públicas pode ser uma forma de compreender-se e de que modo essas políticas promovem a diversidade cultural. São 853 municípios no estado de Minas Gerais, comextrema desigualdade no acesso às políticas públicas em diversas áreas.A distribuição com visualização por mapas servirá como subsídio para que o poder público e a sociedade civil, aíincluído o conselho de política cultural, desenvolvam estratégias de democratização do financiamento público.

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    Título: Arte e Política no Brasil

    Coordenador(a): Profa. Dra. Juliana Silveira Mafra

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Este projeto visa investigar as relações entre política e mudanças; as sociais na arte brasileira contemporânea, elaborando uma revisão, das histórias oficiais, a partir de arquivos, memórias e produções plásticas, formando novos pesquisadores e artistas aptos a perceberem e desenvolverem responsabilidades diante das mazelas do mundo, com vontade de tratar a história do ponto de vista dos vencidos, como defendia Walter Benjamin. EDITAL 01/2023 - PIBIC/FAPEMIG/UEMG. Bolsista: Luísa Portugal de Vasconcellos.

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    Título: Experiências radicais da arte contemporânea latino-americana: a força que vem das margens e as representações da revolta

    Coordenador(a): Profa. Dra. Juliana Silveira Mafra

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Propomos pensar a arte contemporânea latino-americana a partir de trabalhos e conceitos instaurados pelo artista brasileiro Hélio Oiticica, como seu bólide “Homenagem a Cara de Cavalo” (1965), seu parangolé “Incorporo a revolta” (1967) e seu poema-bandeira “Seja marginal seja herói” (1968). Estas obras, criadas no período ditatorial brasileiro, implementam o que o artista denominou como “momento ético”, em que ele refletia sobre a condição do marginal na sociedade e enfatizava a necessidade de uma reforma social completa, de modo a interromper a castração da possibilidade de sobrevivência daqueles que, segundo ele, seriam marcados para morrer. Nos interessa pensar como condições marginalizadas atravessam até os dias de hoje, marcando a sociedade brasileira e de outros países latino-americanos, quais são os momentos de reflexões éticas implementados pelos artistas diante de nossas condições sociais e artísticas. Pretendemos analisar obras de importantes artistas contemporâneos, como as de Paulo Nazareth, que trabalha e reside no bairro Palmital, em Santa Luzia/MG, cujas obras criticam o sistema da arte contemporânea sob uma perspectiva periférica, negra e indígena; obras da boliviana anarco-feminista Maria Galindo, co-fundadora do coletivo de ativismo artístico, “Mujeres Creando”, cujo trabalho social é popularmente reconhecido na cidade de La Paz; obras do guatemalteco Aníbal Lopez que trabalha com a questão da violência no contexto capitalista e colonialista, mas também as do chileno Alfredo Jaar, do colombiano Nadín Ospina e de outros que nos ajudem a entender as questões políticas e artísticas em que estamos inseridos, analisando, como observou Didi Huberman sobre sua exposição “Levantes”, a força que pode vir das margens em momentos de crise e que, em meio aos destroços das derrotas, estalam pequenas vitórias enviesadas dos rebelados.

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    Título: Organização de um banco de dados de imagens e textos sobre as representações de música e dança afro-Brasileira

    Coordenador(a): Prof. Dr. Loque Arcanjo Junior

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: Embora a diáspora Africana tenha produzido impactos fundamentais no panorama das trocas e indústria cultural, os registros e documentos de época disponíveis reproduzem a percepção de estrangeiros na forma de textos e imagens cuja interpretação permanece complexa. Esse conjunto de depoimentos, documentos, pinturas e imagens refletem posicionamentos coloniais, visões de época, estão dispersos em coleções e na literatura acadêmica e, em sua maioria, são organizados por parâmetros de autoria, texto, data ou estilo. Este projeto tem como objetivo organizar base relacional de referências de imagens e textos sobre música e dança Afro-brasileira enriquecida com descritores de análise textual, análise iconográfica, historiográfica e musicológica, e situada no período anterior ao uso do registro fonográfico. A hipótese é que o conjunto de registros de imagem e som produzam entrecruzamentos no campo da iconografia, movimento e música e aspectos da percepção da imagem e som. O resultado pode permitir leituras mais objetivas sobre a capacidade de representação dos observadores europeus, cujos padrões de representação coloniais parecem estar tacitamente integrados aos dispositivos de representação como pintura, texto escrito e mesmo partituras. Na primeira parte de metodologia serão reunidas as fontes de imagens e textos presentes na literatura através de uma revisão sistemática da literatura, construção de bases de imagem e som e preparação dos descritores. Utilizaremos o estado da arte de tecnologias de análise de imagem e texto, incluindo o uso de tecnologias como deep learning, anotação auxiliada de posturas e elementos iconográficos, mineração de texto e análise de rede. As informações serão cruzadas com a base de depoimentos e registro de época na procura de caracterização de descrições e interlocutores relatando performances de música e dança. A base de dados será disponibilizada junto com os resultados da pesquisa.

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    Título: À escuta de mundos possíveis: sons, cenas, territórios

    Coordenador(a): Profa. Dra. Lucia Pompeu de Freitas Campos

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: Este projeto visa refletir sobre a relação da música com a cidade, a partir de abordagens que conjugam estudos em etnomusicologia, musicologia, história, antropologia, sociologia e educação. Foco será dado a estudos pontuais sobre os usos dos sons e da música, sobre as tensões e fricções que envolvem o sentido da escuta e das organizações sonoras em diferentes agrupamentos sociais, cenas e mundos da arte, instituições e políticas públicas, em estudos de fenômenos históricos e contemporâneos da circulação musical. Nosso intento é dinamizar os estudos sobre música na universidade, tomando a música como um objeto que situa-se na confluência de diferentes abordagens e de diferentes disciplinas. Ao mesmo tempo, busca conectar esses estudos à vida musical da cidade e aos diversos atores que fabricam os “mundos da música”.

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    Título: Música e Patrimônio Cultural Imaterial: perspectivas etnoeducativas

    Coordenador(a): Profa. Dra. Lucia Pompeu de Freitas Campos

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: Este projeto visa realizar estudos etnográficos de manifestações culturais tradicionais em MG, buscando investigar: 1) como se dão os processos de transmissão das práticas musicais entre gerações; 2) como esses processos tem garantido a sobrevivência dessas manifestações culturais tradicionais; 3) qual o impacto do reconhecimento dessas manifestações como patrimônio cultural imaterial e 4) como promover o diálogo entre essas manifestações culturais tradicionais e o sistema escolar.

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    Título: Processo de Instrução de Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil

    Coordenador(a): Profa. Dra. Lucia Pompeu de Freitas Campos

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: Projeto coordenado pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edson Carneiro ACAMUFEC a partir do convênio assinado com o IPHAN que prevê a realização da pesquisa de instrução que resultará no registro do Choro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

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    Título: A rítmica subjacente das paisagens culturais: uma análise de eventos rítmicos latentes em paisagens cognitivas musicais

    Coordenador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar se padrões rítmicos estão de alguma forma ligados à estrutura musical e não musical da paisagem cognitiva de culturas musicais. Para isso, o trabalho envolve o estudo de ambientes culturais através de marcos teóricos da economia da atenção, etnografia e estudos da cultura material, e a captura e análise de paisagens culturais em vídeo e áudio por métodos de captura e representação computacional. Os métodos de análise são projetados para usar técnicas de recuperação de informação musical (MIR) e visão computacional para produzir uma base de dados e aplicar modelos de aprendizado de máquina para descobrir padrões. É esperado que o trabalho produza hipóteses alternativas sobre o engajamento rítmico na cultura e que os procedimentos produzam tecnologias e produtos intelectuais passíveis de publicação ou registro.

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    Título: Desenvolvimento e avaliação de uma interface musical de baixo custo para relações entre movimento e música

    Coordenador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: Este projeto visa avaliar o impacto de uma interface musical sem fio de baixo custo em entretenimento, pedagogia musical e educação inclusiva. Envolve o desenvolvimento do protótipo, implementação de algoritmos musicais e testes em diferentes contextos.

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    Título: Laboratório de observação de movimento e música

    Coordenador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: O Grupo Corpuslab UEMG apresenta nesta proposta um laboratório multiusuário em colaboração com a PPGArtes e o Curso de Graduação em Dança da UFMG, voltado a tecnologias avançadas de observação do movimento na música e dança. Esse laboratório permitirá a observação e captura do movimento humano para apoiar projetos de pesquisa e produção artística que envolvam movimentos de pessoas tocando música ou pessoas dançando. O laboratório terá equipamentos avançados para capturar movimento através de câmeras, capturar a direção do olhar com óculos especiais, capturar mídia imersiva e multimídia, além de coordenar ações de formação e colaboração entre pesquisadores e projetos envolvidos. A rotina do laboratório envolve cursos e discussões para nutrir a colaboração entre projetos e pesquisadores das duas instituições. Espera-se que a interação entre as instituições promova novas formas de pesquisar música e dança e consequentemente novos conhecimentos nestas áreas importantes do setor da economia criativa, que produz mais riqueza que a indústria automobilística no Brasil. Serão realizados estudos para desenhar um catálogo de serviços para empresas e instituições e estratégias para a continuidade das atividades após o término do projeto.

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    Título: Pesquisa aplicada e desenvolvimento de metodologias de análise do corpo em acervos iconográfico musicais

    Coordenador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção

    Resumo: Este projeto visa explorar a relação entre o conhecimento musical e as representações visuais de corpos e ações humanas. Através da análise de imagens históricas e gravações de performances atuais, são utilizados métodos avançados de captura e processamento de movimento para comparar posturas e gestos. O objetivo é recuperar a performatividade perdida nas representações visuais, enriquecendo o conhecimento sobre a iconografia musical. O projeto inclui a criação de um serviço de anotação de imagens e busca ampliar os estudos em culturas iconográfico-musicais distintas, transformando o software em um serviço para aumentar o processamento de dados e o impacto. Os resultados esperados incluem o desenvolvimento científico, impacto e disseminação de conhecimento através do compartilhamento de métodos para a comunidade científica e formação acadêmica.

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    Título: Diferenças entre ambientes culturais e subjetividades na performance musical: uma contribuição a psicologia da performance e a educação musical

    Coordenador(a): Prof. Dr. Marcelo de Magalhaes Cunha

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: O contexto de performance profissional de música é mais amplo que um ambiente sonoro, imagem, público e outras modalidades interferem nesse contexto complexo de subjetividade e estímulos. Do ponto de vista da psicanálise, contribuições anteriores do autor do projeto indicaram pulsões relacionada ao medo de palco, atribuídas à presença de pessoas com capacidade de julgar o sujeito da performance. Neste projeto investigaremos como estes ambientes se apresentam por esses estímulos, destacando as subjetividades e interatividades em músicos profissionais, no contexto de grupos de câmera, de choro e samba. O projeto tem como objetivo estudar o processo de interação entre músicos em diferentes contextos culturais musicais, visando contribuições para o campo da psicologia da performance. A metodologia se utiliza vídeo/áudio imersivo (360 e VR) para a realização de experimentos subjetivos e entrevistas e caracterizar as estratégias para modular a interação entre músicos e público, identificando os desafios de palco, elencando os principais componentes psicanalíticos no processo de performance. A utilização de VR (Virtual Reality) objetiva enriquecer as descrições subjetivas com a experiência de virtualização. Em outra etapa, através de entrevistas coletivas, pretende-se verificar as pulsões mais destacadas entre esses músicos, tanto na performance real como na virtual, para que sejam apontadas possíveis desconstruções desses elementos perturbadores. O projeto tem o potencial para novas abordagens sobre a psicanálise e a performance musical, pela forma como trabalhará comparativamente ambientes culturalmente distintos.

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    Título: O museu da criança como espaço educativo e de circulação de conhecimentos sobre a cultura das infâncias

    Coordenador(a): Profa. Dra. Marilene Oliveira Almeida

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: O projeto de pesquisa investiga quais fundamentos e modos de comunicação ativa podem fornecer subsídios para a reinstalação do Museu da Criança, ligado ao Programa Educativo do Museu Helena Antipoff, em Ibirité, Minas Gerais. Os museus são concebidos para realizar a seleção, o estudo e a apresentação de testemunhos materiais e imateriais relativos à vida, ações e representações do ser humano em seu meio. Ações educativas e exposições são definidas com base em um projeto museográfico, que traduz a concepção e apresentação material dos objetos museais considerados relevantes. Fundado em 1929 pela psicóloga e educadora Helena Antipoff, quando professora e coordenadora do Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte, o Museu da Criança visava integrar e divulgar resultados de pesquisas e referencial teórico sobre as infâncias para famílias, educadores e público em geral interessado em conhecer melhor a criança e as possibilidades de sua educação. O projeto atual consolida uma Rede de pesquisadores especialistas em ciências da educação, artes, museologia, psicologia social e comunitária interessados na preservação do acervo e divulgação da obra antipoffiana. As pesquisas da Rede subsidiarão a elaboração do projeto museográfico do Museu da Criança, que terá como referência os ideais e interesses infantis, cultura material e imaterial das infâncias, concepções da pedagogia antipoffiana, proposições de mediação interativa e expografias pensadas como fenômenos narrativos (objetos comunicacionais). Fundamenta-se em princípios teórico-metodológicos de escuta e interação com o público participante na linha dos levantamentos realizados por Helena Antipoff que têm sido continuados por pesquisadores interdisciplinares ligados ao CDPHA. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir com implicações para o campo conceitual, teórico e prático dos museus como espaços educativos, expositivos e de interações comunitárias.

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    Título: As coleções digitais em museus de arte: Web3, Distributed Ledger Technologies (DLTs) e metaversos na preservação digital

    Coordenador(a): Prof. Dr. Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: O projeto intitulado As coleções digitais em museus de arte: Web3, Distributed Ledger Technologies (DLTs) e metaversos na preservação digital propõe estudar como a preservação digital se insere no contexto atual de convergência entre arte, ciência e tecnologia, sobretudo com uso das infraestruturas de redes distribuídas (como a blockchain), dos ambientes autônomos (IoT e infraestruturas de big data), e dos processos criativos e os registros delesnessas infraestruturas (metaversos, NFTs etc.), nos museus e em suas coleções. A pesquisa tem como base autores como Roy Ascott, Iliana Garcia, Carlos Maldonado entre outros que exploram essa convergência também chamada de convergência entre Nano-Bio-Info-Cognotecnologias (NBICs) e arte. Em nosso projeto vislumbramos o impacto dessaconvergência nos museus e suas coleções. A pesquisa enfoca museus de Belo Horizonte/MG (sob a gestão da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo do Estado de Minas Gerais). Com base no estudo empreendido, o projeto busca realizar um experimento (protótipo) de criação e preservação de coleção utilizando tecnologias desse contexto que envolve as infraestruturas de redes distribuídas, os ambientes autônomos e os processos de registros e representação dessas coleções (por exemplo, em ambientes 3D, realidade virtual imersiva, realidade aumentada/mista etc.). Com isso, acreditamos que a pesquisa tem potencial para inovação no campo, sendo igualmente importante para entender os desdobramentos da convergência na cultura configurando um mundo figital bioimersivo.

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    Título: Paisagens artificiais: convergências entre Inteligência Artificial, IoT, Comunicação 5G e Cidade Inteligente

    Coordenador(a): Prof. Dr. Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística

    Resumo: Esta é uma pesquisa do grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação LabFront (UEMG/CNPq) e tem como objetivo estudar a noção de ?paisagem? (artística, urbana, cultural, artificial etc.) e desenvolver protótipo de interface poética e de acesso a bens do patrimônio cultural presentes em acervos digitalizados. Ela se sustenta em outros estudos do grupo e se fundamenta na reflexão sobre a paisagem entrelaçada à ideia de patrimônio em contexto pós-digital (CRAMER, 2014; GOBIRA, 2018). Para alcançar o seu objetivo a proposta agencia IA, IoT, Big Data e Realidade Aumentada/Mista, assim como a Comunicação 5G na composição da paisagem artística, urbana e cultural pós-digital das cidades inteligentes.

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    Título: Curadoria Educativa & Rotinas de Pensamento: uma proposta de Objeto de Aprendizagem Poética

    Coordenador(a): Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: O projeto tem como objetivo compor um Objeto de Aprendizagem Poética que integre as rotinas de pensamento com uma curadoria educativa de artes visuais coerente e bem fundamentada. Desenvolvidas pelo Programa Zero, da Universidade de Harvard, as rotinas consistem de estruturas simples, como um conjunto de perguntas ou uma sequência curta de etapas, que visam estender e aprofundar a sensibilidade, a habilidade e a motivação para pensar. A curadoria educativa deverá ser articulada em torno de três linhas, direcionadas para atender estudantes e professores da educação infantil ao ensino médio. Pensado para o formato digita, o material deverá contemplar características como reusabilidade e durabilidade.

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    Título: Laboratório Opcevê

    Coordenador(a): Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: O Laboratório Opcevê pretende funcionar como um espaço colaborativo de pesquisa e de criação de materiais educativos e de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, reunindo profissionais atuando em universidades, escolas, museus e outras instituições com interesse em promover a reflexão e o engajamento em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS por meio da experiência e da apreciação de obras de artes visuais. A proposta parte de uma série de premissas: (1) a arte, em especial sua produção contemporânea, pode revelar, questionar e mesmo provocar mudanças na nossa percepção do mundo e nos nossos sistemas de valores, favorecendo a conscientização sobre os ODS; (2) o campo da educação é central para as mudanças paradigmáticas da sustentabilidade, entendida como valor e princípio sociocultural; (3) a natureza do conceito de sustentabilidade demanda uma abordagem multidisciplinar e multidimensional; (4) o contexto contemporâneo requer a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entendidas aqui como abordagens que adotam uma perspectiva metacognitiva e buscam dar voz e protagonismo aos estudantes em seus processos de aprendizagem; (5) a universidade precisa estreitar laços com outros espaços de ensino-aprendizagem, criando redes de pesquisa em que profissionais da educação formal e não formal sejam colaboradores na produção de conhecimento. Partindo dessas premissas, esse projeto se propõe a trabalhar com pesquisa-ação, envolvendo diferentes sujeitos na proposição, aplicação, avaliação e disseminação de estratégias e recursos pedagógicos comprometidos com a educação para a sustentabilidade. Como resultado do trabalho desenvolvido no Laboratório, estão previstos, dentre outros, os seguintes produtos: site do projeto; materiais educativos; cursos de capacitação para educadores; oficinas de criação coletiva de materiais educativos; apresentação de trabalho e publicação em anais de congressos; artigos publicados em periódicos qualificados.

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    Título: Materiais educativos de artes visuais para trabalhar com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Coordenador(a): Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: Esta investigação vincula-se ao projeto intitulado Laboratório Opcevê!, financiado pela FAPEMIG (APQ-03710-23). O Laboratório funciona como um espaço colaborativo de pesquisa e de criação de materiais educativos e de metodologias ativas de ensino aprendizagem. Esta investigação tem como objetivo geral cumprir a Meta 10 do Laboratório Opcevê! que prevê a elaboração de três materiais didáticos para trabalhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS por meio da experiência e da apreciação de obras de artes visuais, mediante a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. A expectativa é contribuir com as políticas públicas relativas à educação básica, tendo em vista a proposição de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em conformidade com o Currículo Referência de Minas Gerais. O Projeto pode beneficiar também a educação superior, onde se percebe uma preocupação crescente com a renovação das práticas pedagógicas. Paralelamente, o foco nos ODS atende o conjunto de Resoluções do Conselho Nacional de Educação que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Educação em Direitos Humanos, Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

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    Título: Materiais educativos para mediação de artes visuais

    Coordenador(a): Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: Integrada ao projeto de ensino e extensão "Mediação da experiência estética na escola", esta pesquisa tem como objetivo geral produzir, testar e aperfeiçoar materiais educativos de artes visuais. O projeto contempla todos os níveis da educação básica, passando pela educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA, como também espaços de educação não formal. A articulação de referências teóricas busca conciliar educação estética e educação ética, tomando como parâmetro as ideias de John Dewey (2010) sobre experiência estética, as concepções de Vigotski (2003; 2004; 2018) sobre vivência estética, a proposta de Terezinha Franz (2003; 2008) para uma compreensão crítica da arte e as diretrizes metodológicas definidas por George Geahigan (1997) para a mediação como investigação crítica. O processo de criação dos materiais envolve a definição de uma curadoria educativa, a seleção de obras de arte, o estudo de temáticas pertinentes ao conceito curatorial e o desenvolvimento de um roteiro de atividades didáticas. O processo de testagem conta com a colaboração de professores parceiros, que experimentam os materiais em sala de aula de forma independente ou participam como observadores, enquanto integrantes da equipe aplicam o material. Combinando dados qualitativos e quantitativos, a avaliação dos materiais educativos envolve professores, seus estudantes e a equipe de pesquisadores. Os resultados são considerados na revisão do conteúdo e das atividades didáticas propostas. A expectativa com este projeto é contribuir para o desenvolvimento de recursos e metodologias de ensino-aprendizagem que sejam condizentes com o contexto brasileiro e reflitam os paradigmas contemporâneos de ensino de artes visuais.

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    Título: Materiais Educativos para mediação de artes visuais na escola

    Coordenador(a): Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: Integrada ao projeto de ensino e extensão “Mediação da experiência estética na escola”, essa pesquisa tem como objetivo geral testar e aperfeiçoar materiais educativos inéditos produzidos pela equipe ou por estudantes da Escola Guignard. Atuando na educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA, os professores parceiros do projeto experimentam os materiais em sala de aula de forma independente ou participam como observadores, enquanto integrantes da equipe aplicam o material. A articulação de referências teóricas busca conciliar educação estética e educação ética, tomando como parâmetro as ideias de John Dewey (2010) sobre experiência estética, a proposta de Terezinha Franz (2003;2008) para uma compreensão crítica da arte e as diretrizes metodológicas definidas por George Geahigan (1997) para a mediação como investigação crítica. Combinando dados qualitativos e quantitativos, a pesquisa envolve todos os participantes - professores, seus estudantes e a equipe – na avaliação dos materiais. Para cada grupo foram desenvolvidos instrumentos específicos, inclusive para contemplar as diferentes faixas etárias dos estudantes. Respostas às questões de múltipla escolha são transformadas em gráficos e respostas abertas são comparadas entre si. As avaliações e sugestões servem de parâmetro para a revisão de conteúdo e do roteiro de propostas de atividade dos materiais educativos.

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    Título: Objeto de Aprendizagem Poética para a crítica de arte

    Coordenador(a): Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna

    Linha de pesquisa: Processos de formação, mediação e recepção.

    Resumo: A formulação desse projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os professores de artes visuais não têm recebido uma formação adequada para implantar a crítica de arte nas suas aulas, embora essa dimensão do ensino de artes esteja presente como componente curricular da educação básica no Brasil desde o final dos anos 1990. Esse despreparo repercute não só na qualidade do ensino de artes visuais nas escolas, como também nos serviços de mediação cultural oferecidos nos equipamentos culturais. Diante deste cenário, o projeto propõe produzir um material educativo voltado para o ensino da crítica de artes visuais. O plano é que esse material esteja alinhado com as metodologias ativas de ensino-aprendizagem e atenda as características de um Objeto de Aprendizagem Poética? OAP. O desenvolvimento desse OAP se dará por meio de uma pesquisa qualitativa. A proposta consiste em buscar na literatura do ensino de artes visuais e da crítica de arte referências para compor um conjunto de seis baralhos que apresentem, de forma sintética e acessível, um conteúdo capaz de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e de ampliar as habilidades de vivenciar experiências estéticas na relação com obras de artes visuais. A expectativa é que o OAP possa ser adaptado para diferentes níveis e contextos, contribuindo para o fortalecimento da crítica de arte na educação básica, nos equipamentos culturais e nas licenciaturas de artes visuais.

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    Título: Estudos da escrita

    Coordenador(a): Prof. Dr. Sergio Antônio Silva

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: O projeto tem o mesmo título do grupo de pesquisa, com cadastro no CNPq e liderado pelo professor Sérgio Antônio Silva, e tem como objetivo reunir pesquisas acerca do tema chamado de "estudos da escrita". Compreende, portanto, pesquisas voltadas à história da escrita e da leitura, tecnologias da escrita, cultura da impressão e do impresso, memória gráfica, design editorial, entre outros. A intenção é contribuir com o campo de estudos, reunindo trabalhos que possam servir de referência a outras pesquisas, e fortalecer o grupo de pesquisa.

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    Título: Criação de trajeto formativo, material instrucional e repertório para violão percussivo

    Coordenador(a): Prof. Dr. Stanley Levi Nazareno Fernandes

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: A partir do diagnóstico de lacunas sensíveis na prática do violão contemporâneo, com destaque para sua vertente “Violão Percussivo” - a saber, a ausência de materiais didáticos sistemáticos focando esta categoria, bem como de obras acessíveis, de curtas e médias duração e demandas técnico-musicais -, este projeto objetiva organizar um percurso didático para a iniciação nesta prática. Isso se concretizará na forma de um manual introdutório sistemático e progressivo associado a um caderno de obras inéditas de caráter a um só tempo artísticas e pedagógicas, ambos organizados em Níveis e Unidades Temáticas (UT) e focando as etapas iniciais da formação. Para isso, reunirá uma equipe de pesquisadores que, escorados em fundamentos pedagógicos atualizados e no estado da arte da técnica violonística, organizará estas práticas em tópicos e de forma progressiva, produzindo um material textual, ilustrado, audiovisual e interativo. A partir desta sistematização/formalização do universo técnico-expressivo em questão, um sistema notacional adequado será formulado para este trabalho, e diversos compositores brasileiros, dispersos por todo o território nacional, serão convidados a compor obras que abarquem os níveis de aprendizado supracitados. O objetivo final é a criação de material didático nos formatos impresso, digital e por streaming, em português, com possível tradução para outras línguas, a ser editado e comercializado no país e no estrangeiro, com aplicação imediata nos cursos de violão da UEMG, UFMA e outras universidades brasileiras que porventura o adotem.

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    Título: Criação e expansão de recursos para violão percussivo

    Coordenador(a): Prof. Dr. Stanley Levi Nazareno Fernandes

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: Este projeto objetiva expandir e aprimorar ferramental para a prática do Violão Percussivo (VP), notadamente nas áreas de Repertório – foco do projeto -, Equipamento e Teoria, e, dessa forma, contribuir para a formalização acadêmica dessa prática e sua qualificação técnica e teórica na sociedade. No que tange ao Equipamento, espera-se produzir, a partir de diagnósticos da literatura e de um protótipo anterior, um novo protótipo de violão de nylon de concerto adaptado para a prática do VP, potencializando a sonoridade do instrumento através de adaptações estruturais e de um sistema de captação dedicado atento às demandas específicas dessa forma de tocar. No que tange à Teoria, propõe-se, a partir da prática (criação e performance) e análise de repertório via modelo PACT, levantar e desenvolver de estratégias de Integração (concatenação de Grupos Técnicos), explica-las, criar tipologias e ordenações que as organizem e complementar tudo isso com outras ferramentas conceituais que se façam necessárias para uma teoria orgânica. Além disso, objetiva-se aproveitar as análises para para catalogar Competências Técnico-Musicais (CTMs) do VP que porventura ainda não o tenham sido, bem como ampliar um banco de dados já existente. Com isso, viabilizam-se descrições mais completas da prática do VP e tornam-se possíveis inferências mais precisas e abrangentes. A área de Repertório é o foco do projeto, e nela espera-se disparar processos criativos (composição e improvisação) explorando diferentes aspectos da criação contemporânea em seu estado da arte, utilizando os resultados das outras frentes de trabalho (instrumento, teoria, estratégias integrativas, CTMs, inferências das análises). Como subprodutos, espera-se, a) desenvolver novos Recursos Percussivos (RPs) através dos processos criativos; e b) qualificar a equipe em CTMs vinculadas à Integração (concatenação de Grupos Técnicos e/ou RPs) e em Composição eletroacústica.

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    Título: Violão percussivo: organização e popularização

    Coordenador(a): Prof. Dr. Stanley Levi Nazareno Fernandes

    Linha de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da produção artística.

    Resumo: Produção de conteúdo audiovisual em formato de divulgação científica focando Violão Percussivo, e, eventualmente, outras práticas instrumentais contemporâneas, traduzindo pesquisas em Música da UEMG e outras ICTs mineiras. Será veiculado via veículo de mídia multiplataforma (Instagram, Youtube, Streaming de Áudio (Spotfy, outros), site próprio), com o nome provisório de MÚSICAS EM TRÂNSITO, e terá como público-alvo interessados não-especializados dentro do público em geral (13+ anos). O conteúdo terá formato prioritariamente audiovisual, com foco nas produções artísticas associadas às pesquisas, e de postagens em redes sociais/site, abordando elementos dessas pesquisas. Adicionalmente, o projeto deixa plantados os alicerces materiais e digitais para um projeto institucional continuado. O objetivo é popularizar o conhecimento sobre violão percussivo e outras práticas musicais pesquisadas na academia mineira e estimular sua prática, bem como difundir a existência de produção acadêmico-científica na área de Música e a consciência de sua importância. Terá equipe multidisciplinar com Produtores de Conteúdo – pesquisadores-músicos - Equipe Técnica de audiovisual - técnicos de áudio, vídeo e compositor de vinhetas - e Equipe de Comunicação – bolsista de comunicação, designer gráfico, ilustrador, gestor de redes sociais e marketing digital. As postagens, com ilustrações exclusivas e identidade visual do projeto, consistirão de 1-5 cartões digitais cada, e, eventualmente, de pequenos textos em forma de matérias jornalísticas de divulgação científica (site). Os vídeos conterão obras musicais criadas ou vinculadas às pesquisas, e contarão com pequenos comentários introdutórios facilitando a apreciação e vinculando a performance às pesquisas. O podcast será uma filtragem dos áudios destes vídeos com eventuais conteúdos autônomos, como entrevistas ou aulas. A avaliação consistirá em contagem de interações e questionários enviados a usuários.

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