A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou na última segunda-feira, 17/03, o resultado do Edital nº 25/2024, que define procedimentos e prazos para apresentação de Projetos de Cooperação entre Instituições (PCI), dos quais decorrem a oferta de mestrados e doutorados interinstitucionais (Minters e Dinters).
Entre os projetos aprovados de todo o país consta a proposta de um Minter (Mestrado interinstitucional) em Educação a ser oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UEMG (PPGE) destinado a servidores do IFMG (instituto Federal de Minas Gerais).
O curso será oferecido pela UEMG em 2026 na sede do Instituto no município de São João Evangelista, localizado na Região do Vale do Rio Doce, a 285 km de distância de Belo Horizonte. O Minter contará com um total de 420 horas e serão selecionados até 10 servidores por meio de edital que deverá ser lançado até o final do primeiro semestre deste ano.
A coordenadora do Minter em Educação, a professora Vera Lúcia Nogueira, integrante do quadro de docentes do Programa de PPGE-FAE/UEMG, explica que a proposta surgiu de uma consulta do IFMG à UEMG em 2024 buscando justamente uma parceria para capacitação de seu quadro funcional no referido edital da Capes.
Compreendendo a demanda como uma oportunidade de cumprimento da missão institucional da Universidade no quesito da promoção do ensino e o desenvolvimento regional do estado de Minas Gerais, o desafio foi aceito. Para ela, tanto o convite quanto a aprovação da proposta traduzem um reconhecimento da competência acadêmica e institucional do Programa de Pós-graduação, em um trabalho reiterado que já soma 16 anos.
“Podemos dizer que os impactos serão muito positivos em termos de valorização e reconhecimento social do trabalho que é realizado pelo Programa”, comenta. “Um dos principais impactos junto à instituição receptora será proporcionar o fortalecimento e o incentivo à abertura de novos cursos de graduação, de licenciaturas e a qualificação de docentes de alto nível, enquanto possibilitará uma maior visibilidade institucional do PPGE e, consequentemente, da UEMG em todo o país”.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, professora Ana Paula Braz, possui a mesma avaliação sobre a representatividade da iniciativa. “Trata-se da primeira vez que o PPGE oferta uma turma no formato Minter e, para nós, além de ser uma honra realizar essa formação, reflete o reconhecimento do nosso Programa para colaborar no avanço do conhecimento e desenvolvimento regional do Estado”, afirma.
Sobre a organização do curso, Ana Paula explica que as disciplinas serão ofertadas em blocos, com as aulas presenciais sediadas no IFMG de S. J. Evangelista. Os mestrandos ali selecionados participarão de atividades acadêmicas como Aula Magna e Seminários de Pesquisa, o que proporcionará a integração com alunos do curso regular.
Como o Minter também estará submetido ao Regulamento dos Programas de Pós-graduação da UEMG, estará assegurada a paridade de qualidade e oportunidades aos ingressantes.
A seleção de turma será feita por meio de lançamento de edital específico, publicado oportunamente nas páginas eletrônicas de ambas as instituições, que será elaborado pela Comissão de Seleção constituída em Colegiado, por docentes da PPGE, que serão responsáveis por todas as etapas do processo seletivo.
Vista aérea da sede do IFMG em São João Evangelista
Mas o que vem a ser um Minter?
Os mestrados interinstitucionais são regulamentados e aprovados pela Capes para a abertura temporária de turmas stricto sensu, sendo instituídos a partir da submissão e aprovação de PCIs em editais específicos.
Seu objetivo é que Programas de Pós-graduação bem avaliados auxiliem no desenvolvimento de outras instituições do país, atuando na formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, reduzindo assimetrias regionais, fortalecendo grupos de pesquisa, bem como a qualificação de recursos humanos para atuação no mercado de trabalho.
Além desses benefícios para a sociedade, uma aprovação como essa conduz um Programa de Pós-graduação ao papel de protagonismo no cenário educacional, evidenciando suas qualidades inerentes e o dispondo em uma seleta vitrine de excelência das instituições de ensino no país.
“[A oferta do Minter] contribuirá para a consolidação das metas estratégicas da Pós-Graduação na UEMG, fortalecendo, ainda mais, a sua vocação em relação à inserção social, o que tem exigido a construção coletiva de uma política pautada nos valores e compromissos éticos que orientam as ações do Programa e da Universidade potencializando os seus impactos no contexto sociocultural, político e econômico no qual se inserem”, avalia a coordenadora Ana Paula Braz.
Notícia replicada de: https://uemg.br/noticias-1/18640-uemg-aprova-oferta-de-minter-em-educacao-para-servidores-do-ifmg