Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    CICLO DE SEMINÁRIOS: “BRINCAR-DIÁLOGOS ENTRE DOIS MUNDOS”

    O Ciclo de Seminários: “Brincar- Diálogos entre dois mundos”, nasce de uma parceria interinstitucional, entre as pesquisadoras do Brasil, profa. Ana Paula Braz Maletta (PPGE-UEMG), Profa. Patrícia de Moraes Lima (PPGE-UFSC), profa. Cristina Teodoro (PPGE-UFSC) e pesquisadoras de Portugal, profa. Manuela Ferreira (FPCE-UPorto) e profa. Catarina Tomás (Escola Superior de Educação de Lisboa e CICS.NOVA). Esse curso se desenhou no âmbito do CirandeI, Programa de Extensão vinculado ao GEPICE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Infância(s), Crianças e Educação, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais,  com o Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e com o GEPEI-Grupo de estudos e Pesquisas Etnografia e Infância. O Ciclo de Seminários também integrou o programa da disciplina Seminários Especiais, ofertada neste semestre, no âmbito do PPGE da UFSC, pela profa. Cristina Teodoro. Foram realizados quatro encontros com o objetivo de instigar o alargamento de perspectivas críticas de intervenção e reflexão no campo da Educação da Infância, atendendo a um contexto de crescente escolarização precoce de crianças. Cada encontro contou com os seguintes temas e diálogos:

    30/09/24- Entre a escolarização e o brincar com o foco no ambiente educativo. Manuela Ferreira (FPCE-UPORTO-PT) e Augusta Marques (Educadora de infância, JI público, Porto- PT)

    ciclo

    https://www.youtube.com/watch?v=gu8o26Wxb7U

    14/10/24- O brincar e os marcadores sociais da diferença. (gênero, raça/etnia e classe social). Cristina Teodoro (UNILAB/UFSC) e Dilza Ramos Pinheiro (Rede Municipal SFC-SSA Salvador, BA-BR)

    ciclo 2

    https://www.youtube.com/watch?v=gDvCFDqOsmg

    04/11/24- O brincar e as relações com a natureza. Renata Motta (Psicóloga, educadora de infância-BR e doutoranda UPORTO - PT) Cristina Cartaxo (Educadora de infância-PT)

    ciclo 3

    https://www.youtube.com/watch?v=A9tHgkswv14

    18/11/24- Brincar e modos de participação das crianças. Catarina Tomás (ESELx e CICS.NOVA- PT) Rosinete Schmitt (Ed. Básica, PMF, Florianópolis-BR)

    ciclo 4

    https://www.youtube.com/watch?v=nYMZyDPPHAM

    Todas as sessões foram gravadas e estão disponíveis em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@canaleventosmestrado6453

    © 2025 UEMG